dois perdidos numa noite suja

domingo, abril 02, 2006

O Gagarin que merecemos


Marcos Pontes, o astronauta brasileiro: celebridade instantânea

O novo candidato a herói nacional é um senhor grisalho, de meia-idade e aparentemente acima do peso. Na madrugada do dia 1º, o coronel Marcos Pontes chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. Com uma bandeira verde-amarela na mão, tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar o espaço – 45 anos depois de Yuri Gagarin entrar em órbita e 37 anos depois de Neil Armstrong pisar na Lua.

Pontes decolou para a fama em velocidade recorde. Há uma semana, pouca gente tinha ouvido falar no coronel de Bauru, pequena cidade no interior de São Paulo conhecida por batizar um sanduíche de queijo, presunto e ovo. A imprensa enviou repórteres e fotógrafos para registrar o lançamento do foguete da base de Baikonur, no Cazaquistão. Por uma semana, a odisséia espacial brasileira reduziu as manchetes dedicadas às eleições em Israel e aos bombardeios e atentados no Iraque.

No país, cientistas respeitados criticaram o gasto de US$ 10 milhões, em recursos federais, para financiar a ida do brasileiro ao espaço. Nos oito dias em órbita, Pontes vai se dedicar a experimentos como o crescimento do feijão em algodão num ambiente de microgravidade. Em ano eleitoral, no entanto, o vôo pode garantir dividendos nas urnas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta novo mandato em outubro.

Em entrevista ao “Jornal Nacional” direto da ISS, o astronauta brasileiro disse que a visão do planeta lembrou os olhos azuis da mãe. Antes da despedida, Pontes mostrou ter decorado a cartilha de Bono Vox, o megastar que interrompe shows para pedir o fim da guerra e defender ações humanitárias na África. “Quando você olha para a Terra e vê uma coisa bonita mas sem fronteiras, você realmente vê o sentido exato das palavras Nações Unidas ou planeta único”, discursou.

(publicado no palmalouca.com)

1 Comments:

  • Hahahaha, adorei o "experimentos como o crescimento do feijão em algodão". Esse astronauta certamente ganha a eleição de mala do ano promovida por aquele senhor também conhecido como meu chefinho...

    bjs!

    By Anonymous Anônimo, at 4/4/06 19:37  

Postar um comentário

<< Home