dois perdidos numa noite suja

quinta-feira, novembro 03, 2005

Rum, Fidel e o ouro de Moscou



São Paulo, setembro de 2002, um mês antes da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo de Fidel Castro usa duas caixas de uísque Johnny Walker e uma de rum Havana Club para esconder US$ 3 milhões em cash. O dinheiro é enviado de Cuba ao comitê eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, numa operação que envolve um vôo com duas escalas e uma viagem de carro blindado.

A história parece enredo de filme da Guerra Fria, mas foi capa da revista de maior circulação do país na semana passada e, nos últimos dias, dominou as discussões políticas no país. Líderes da oposição já tentam usar a suposta cooperação comunista como motivo para pedir o impeachment do presidente da República, cujo partido é acusado de comandar um esquema de caixa dois e compra de votos no Congresso.

Enquanto não se apura a veracidade da trama – a matéria da Veja, sem provas, é baseada no testemunho de dois ex-assessores do ministro da Fazenda – políticos de esquerda e historiadores lembram o episódio do “ouro de Moscou”, que teria financiado um levante frustrado de militares de esquerda em 1935.

A ditadura de Getúlio Vargas – que sobreviveu por mais uma década, até o fim da Segunda Guerra – acusou os revoltosos da Intentona de receberem dinheiro da União Soviética. Os US$ 27 mil teriam sido entregues ao líder comunista Luis Carlos Prestes por determinação da Internacional Comunista, empenhada em patrocinar uma versão tropical da tomada do Palácio de Inverno.

“A difundida – e interessada – tese das ordens de Moscou não tem qualquer base na realidade”, escreveu a historiadora Marly de Almeida Gomes Vianna na última edição da Nossa História.

A revista fica nas bancas até o fim de novembro. Foi editada antes da denúncia dos dólares cubanos.

[esta vai para o blogue da palmalouca, um saite etílico como você nunca viu. estamos com uma versão teste no ar]

1 Comments:

  • Estou com os cabelos fofi, segundo a Barraca. Isso quer dizer que tem muita química no meu cérebro, pois minhas melenas licitamente drogadas não podem sofrer abstinência oxigênica. Quer dizer também que, cérebro entorpecido, fico mais confusa que já sou. O Merva ajudou: ai, o PT tem conta em paraísos fiscais ou mexe com dinheiro embrulhado em caixa de bebida? É online, da Suíça, ou ao portador, via ilhota? Muito complicado...

    By Anonymous Anônimo, at 4/11/05 10:29  

Postar um comentário

<< Home