dois perdidos numa noite suja

sexta-feira, junho 03, 2005

A flor e o Briza


"eu venho de looooooooooonge..."

PORTO ALEGRE - "O espírito de Brizola estará comigo", afirmou o engenheiro aposentado Moacir Bastiani, de 60 anos, ao se despedir da família na manhã desta quinta-feira. Morador de Porto Alegre, ele começou uma peregrinação de 620 quilômetros até São Borja (RS), onde visitará o túmulo do líder trabalhista. O aposentado pretende concluir a caminhada no próximo dia 21, quando a morte do ex-governador completará um ano.

– Quando chegar, vou levar uma flor até o túmulo de Brizola – conta Bastiani.

O aposentado pretende andar cerca de 35 quilômetros por dia. Nos intervalos da peregrinação, em que passará por 15 municípios gaúchos, dormirá em hotéis e pousadas.

Essa não é a primeira empreitada do andarilho gaúcho. Em agosto, Bastiani caminhou de Porto Alegre a Uruguaiana para celebrar o centenário do Colégio Sant'Ana, onde estudou na década de 50. A escola também está ligada à nova homenagem. Foi uma bolsa concedida pelo líder trabalhista que permitiu a Bastiani concluir seus estudos.

– A bolsa mudou totalmente a minha vida. A partir disso, vi que a educação é importante para todos – emociona-se o engenheiro, aposentado pela Petrobras.


Nota escrita ontem para o Globo Online a partir de informações da RBS. Brizola foi perseguido sistematicamente pelas duas empresas de comunicação. Depois de morrer, virou estadista.